10 dicas para conservar seus móveis de madeira

Todo mundo tem em casa pelo menos um móvel feito de madeira, mas pouca gente sabe que requerem cuidados mais do que especiais na hora da limpeza. A higiene não só garante sua vida longa, como o protege de pragas naturais, como o cupim. Este material foi um dos primeiros a ser utilizado na história da humanidade como matéria-prima para diversas finalidades por ser extremamente resistente (é usada para fins de marcenaria, engenharia, arquitetura, energia) e em diferentes colorações. E é justamente por ser um material orgânico que precisa de cuidados especiais na hora da limpeza. Pensando nisso, separamos 10 dicas para que você cuide bem dos seus móveis e os deixem bonitos como novos, mesmo com muitos anos de uso. Confira!

Evite a exposição solar

Nunca exponha o móvel ao sol. A luminosidade excessiva estraga a madeira e pode deixar o móvel descolorido, a não ser que você esteja procurando um efeito de envelhecido. Caso haja uma janela próxima, instale uma cortina para evitar que raios ultravioletas atinjam a madeira.

Cuidado com manchas

Panelas quentes sobre a mesa queimam e mancham a madeira. O ideal é sempre usar uma toalha para proteção contra as variáveis térmicas.

Atenção na hora de limpar

Preste muita atenção aos produtos de limpeza. Muitos são abrasivos e podem manchar ou até arranhar o móvel. Pano seco ou levemente umedecido em água com sabão neutro é mais indicado, contanto que se seque muito bem depois.

Água e umidade são vilões

Água e madeira não combinam. Mantenha seu móvel longe dela, que estuga e dilata o material. Umidade também é prejudicial à conservação. Deixe a mobília pelo menos três centímetros longe da parede para que haja circulação de ar e não tenha contato com possível umidade.

Distribua bem o peso

Não exagere no peso colocado sobre o móvel, o que pode vergar a madeira. Distribua o peso de maneira uniforme, evitando colocar coisas de um lado só.

Use cera de abelha na higienização

Cera de abelha é muito indicada por especialistas para proteger a madeira. Além disso, ela preenche pequenas ranhuras. Caso opte por produtos de limpeza, certifique-se que não tenham solvente na fórmula.

Escolha o pano certo para limpar

Os panos também são detalhes importantes da limpeza da madeira. As flanelas são as mais indicadas, pois não soltam fiapos e nem arranham a superfície. Separe um pano só para este fim.

Proteja-os da ação da natureza

Móveis de jardim não devem ter contato direto com a terra porque podem apodrecer ou sofrer ataques de insetos como cupins. Para as madeiras de demolição, os móveis devem receber uma camada de verniz protetor.

Cuidado ao movê-los

Nunca arraste seu móvel. Carregue-o sempre para não comprometer sua estrutura. Isso vale especialmente para guarda-roupas, que ficam facilmente com as portas desreguladas e ferragens danificadas. Recomenda-se desmontar o móvel e fazer a montagem de novo, mesmo que isso dê mais trabalho.

Lembre-se de fazer a manutenção

Por fim, faça manutenções regulares nos parafusos, dobradiças e portas para conservar o uso por muito tempo.

Alguns móveis além de serem úteis, trazem uma história sentimental para o dono, como, por exemplo, uma cômoda que foi herança de uma avó ou uma cama que foi presente de casamento. Não importa a origem, mas a durabilidade atravessa gerações se respeitados esses cuidados.

Fonte: Meu Precon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima