Como limpar móveis de madeira sem danificar o material

Limpar os móveis de madeira da casa não precisa ser uma missão complicada, sabia? Basta recorrer aos produtos de limpeza certos e tentar ao máximo manter o material longe da umidade. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas para fazer faxina em mesas, cadeiras, armários e diferentes mobílias de madeira ou MDF. Assim, você não corre o risco de errar na limpeza. Confira!

Recorra aos limpadores de madeira

Para preservar o móvel, o mais indicado é usar um limpador de madeira – produto específico para remover as sujeiras do material sem danificá-lo. Coloque um pouco do limpador em uma pano macio e, então, esfregue toda a extensão do móvel. A Qualitá disponibiliza um limpador para madeira com brilho que pode ser usado tanto na limpeza de pisos quanto de móveis (mesas, armários e cadeiras). Você não precisa diluir o produto, basta aplicá-lo diretamente no material.

Use um pouco de detergente neutro

Caso você não tenha um limpador específico para madeira em casa, a nossa sugestão é recorrer ao detergente neutro. Esse produto consegue remover manchas de gorduras e outras sujeiras que ficam impregnadas nos móveis sem danificá-los. Para realizar a limpeza, use um pano umedecido ou o lado macio de uma esponja, coloque algumas gotinhas de detergente e, então, é só esfregar o móvel. Em seguida, passe um pano seco e macio para remover o produto. Assim, você também tira o excesso de umidade e preserva melhor a madeira – prontinho!

Obs.: Vale destacar que, na limpeza de móveis de madeira, o ideal é evitar o uso de água e utilizar uma quantidade pequena de detergente.

Prepare uma solução de água, sabão líquido e álcool

Além de usar detergente na limpeza dos móveis, você também pode dar uma chance para soluções mais elaboradas. Em um balde, coloque 1 litro de água, 2 colheres de sopa de álcool e 2 colheres de sopa de sabão líquido. Misture bem, mergulhe um pano macio na solução e torça para tirar o excesso de produto. Em seguida, esfregue os móveis e, para finalizar, use uma flanela seca e macia.

Passe óleo de jatobá para conceder brilho aos móveis

Além de fazer uma limpeza profunda com os limpadores que recomendamos, outra dica interessante é passar óleo de jatobá na madeira para conceder brilho e garantir durabilidade ao material. Você pode passar esse produto uma vez por mês – basta usar um pano macio para espalhar bem. Não tem erro!

Fonte: Casa Prática Qualitá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima