Dicas de mudanças: como conservar seus móveis?

Cuidados na hora da mudança garantem melhor durabilidade dos móveis e melhor aparência dos objetos na nova casa.

Na hora da mudança a empolgação com a casa nova mistura-se com a preocupação e preguiça de arrumar tudo para o novo lar. Calma! Esse sentimento é normal e com um pouco de organização você não correrá o risco de danificar seus móveis e objetos pessoais durante esse processo.

Confira a seguir algumas dicas de como realizar uma mudança garantindo a conservação dos móveis e evitando quaisquer danos aos seus objetos!

Como organizar os móveis na hora da mudança?

Apesar de trabalhoso, o momento da mudança também é muito prazeroso, isso porque permite planejar a nova casa, decorar, pensar nos detalhes, mudar aquilo que não gosta, entre outras etapas.

Mas para que esse momento mantenha essa alegria, algumas dicas são importantes visto que atrasos, quebras, danos e perdas podem colocar toda essa satisfação em risco. Confira quais passos adotar na hora da mudança para garantir um processo mais organizado e satisfatório.

Planejamento

A primeira fase é a de planejamento, considerando todos os elementos que podem ser pensados e necessários durante a mudança.

É importante lembrar que a mudança para um novo endereço começa com a escolha de uma empresa séria e responsável para fazer o transporte. Além de ter o veículo adequado, garante-se que haverá profissionais aptos a ajudar a carregar e descarregar os objetos.

Verifique se o veículo usado é grande suficiente para apenas uma viagem, se está limpo e em condições de transportar uma carga pesada.

Também é importante avaliar se será necessário contratar um profissional para fazer a desmontagem e montagem dos móveis e se a agenda dele é compatível com a da mudança, de forma a não atrasar processos, mas também não deixar os objetos desmontados por um período grande antes ou depois.

Caso seja necessário, faça a contratação antes, informe os móveis que serão desmontados e avalie o tempo que será preciso para essa etapa.

O planejamento da mudança também inclui o que será deixado para trás, dedicando apenas à conservação do que realmente te acompanhará na nova casa.

Compre antecipadamente todos os itens necessários à mudança para não precisar correr atrás deles de última hora, como caixas de papelão de vários tamanhos, plástico bolha, tecidos, isopor, fita, canetão, entre outros itens úteis para empacotar, fechar, proteger e identificar.

Limpeza

Com o planejamento em dia e nenhuma pendência que prejudique os planos da mudança, é o momento de realizar a limpeza de todos os itens, pois nada pior que chegar na casa nova com vários objetos sujos.

Limpe os móveis de madeira com pano úmido e produtos adequados para proteção que ajudem a evitar o acúmulo excessivo de pó. Em alguns casos, a mudança pode levar dias para que chegue no destino, sendo que a sujeira pode prejudicar a conservação dos objetos no caminho.

Proteção

Para proteção dos objetos, aplique cera nos móveis de madeira antes da mudança. Esse produto garante a proteção dos móveis e proporciona um brilho e camada extra, o que ajuda a evitar arranhões que poderiam ser causados durante o transporte e mantém a limpeza dos móveis.

Essa etapa garante que os móveis fiquem mais bem conservados durante o tempo de transporte e armazenamento até que possam ser descarregados e abertos na nova residência.

Embalagem

Com todos os recursos necessários para proteção dos móveis, atente-se bem a etapa de embalagem. Dê preferência por usar tecido para enrolar os móveis, eles são mais delicados e oferecem proteção tanto quanto o plástico.

Caso considere necessário também é possível embalá-los com tecido e, em seguida, com plástico bolha, de forma que esse material não entre em contato direto com o móvel. Após cobrir totalmente o objeto, amarre o embrulho com uma corda.

Apesar da embalagem, solicite a equipe responsável pela mudança que tenha cuidado com as peças e, se necessário, faça uma marcação de “frágil” nas que forem mais delicadas e que exigem um manuseio mais atento.

Guardar

Já na casa nova, nem sempre será possível desempacotar todos os móveis e objetos pessoais no primeiro dia, sendo comum postergar algumas etapas.

Se a montagem dos móveis for demorar alguns dias após a mudança na nova casa, mantenha-os nas embalagens, isso garante que eles continuem protegidos e não fiquem vulneráveis a quedas e pó.

Ainda assim é essencial atentar-se ao local no qual os móveis, mesmo embalados, serão armazenados até a montagem. O ideal é que o ambiente seja arejado, garantindo que não haja uma exposição exagerada nem ao sol e nem à umidade.

Também verifique, antes mesmo da mudança, a presença de insetos no local, como cupins que podem danificar os móveis de madeira. Esses cuidados são muito importantes para que a mudança não cause prejuízos e seja necessário trocar os móveis depois.

É importante que mesmo móveis que não sejam de madeira fiquem armazenados em locais apropriados até que sejam encaminhados para o local correto na nova casa, como mesas, cadeiras, sofás, poltronas e outros.

Caso esteja com dúvidas sobre como iniciar a organização na nova casa, opte por preparar um ambiente por vez.

Por exemplo, deixe as cadeiras eames, poltrona, sofá, mesa de centro, tapetes e outros objetos afins no ambiente da sala de estar. Faça isso com cada ambiente da casa e garante uma melhor organização e conservação dos seus móveis

Fonte: Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima